DECIMAR BIAGINI

DECIMAR BIAGINI
Advogado e Poeta Cruzaltense

Entre em contato com o advogado Decimar Biagini

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 7 de agosto de 2010

UMA PERCEPÇÃO REVISTA

Cruzaltino


Esse guri o Cruzaltino, me trinca a cara, hoje vai minha revanche ! Roubei a foto do Cruzaltino !Eu havia escrito este texto, lá em junho e armazenei como rascunho, pretendia melhorar, mas, sabe como é né? Fui deixando, fui deixando, até que hoje resolvi liberar.

Eu sei que é lugar comum, mas a vida vive nos ensinando, se quisermos aprender. Tenho aprendido muito ultimamente. Com o que tenho aprendido, estou me obrigando a rever velhos conceitos e a mudá-los.

Uma amiga mandou o endereço de um blog, olha o nome - Cruzaltino - achei que fosse provocação, ela sabe que não gosto de Cruz Alta. Já havia mandado outro, "Nossa Velha Nova Cruz Alta" e eu respondi bem mal criada.

Mas olhei o Nossa Velha Nova Cruz Alta e repassei. Surpresa ! Muitos cruzaltenses desconheciam o projeto. Não me surpreendeu, é uma das caracteristicas de parte da população, não valorizar o que é produzido na cidade. Preferem ficar contemplando o umbigo, o centro do mundo para eles.

Bueno, fui dar uma espiadinha no Cruzaltino. Poxa, numa hora destas adoraria saber falar o "gauchês", mas não sei(me arrisquei no "trinca a cara"). Fiquei encantada ! Gostei tanto , que resolvi mandar um e-mail, cumprimentando pelo belo trabalho.

É um blog construído a dois, Greice desenha as tiras e Henrique produz os textos. Gosto dos traços, gosto das cores e gosto dos textos. Sempre gostei de "tiras", sou fã do Hagar do Chris Browne , do Recruta Zero de Mort Walker e da Mafalda de Quino e agora do Cruzaltino de Henrique e Greice. Não suporto o Níquel Náusea de Fernando Gonsales ( lá vem ela com gosto e não gosto).

Nunca havia me preocupado com o processo de produção de uma tira, mas no blog do Cruzaltino aprendi que não é um processo tão simples assim.. Bom, mas quem quiser conhecer o belo trabalho deles, entre neste endereço : http://cruzaltino.blogspot.com/. Não irá se arrepender.

Pois é, mais um devaneio meu, o que foi que aprendi ao ler o blog do Cruzaltino? Aprendi que uma situação, por pior que seja, se olhada de outro ponto de vista, pode ter uma solução.

Continuo achando Cruz Alta, cinzenta, triste e feia, mas não em estágio terminal , como eu imaginava. Aprendi com eles, que não é bem da cidade que não gosto. Aprendi com eles a ter um novo olhar para a cidade e hoje, confesso que até sinto um certo quebranto !

Aprendi também, que pouco sei sobre Cruz Alta. Com eles, tive uma excelente aula de história. Sei que há grandes personalidades em Cruz Alta, mas há muitos bufões. Não houve nunca a preocupação dos administradores, com a cidade que deixariam para as futuras gerações.

Aprendi também que há esperança para essa cidade cinzenta. Vejo, nos comentários, o clamor pelo vazio cultural. Nem um cinema? Nem um cineminha mesmo? E livrarias? Um lugar onde vc encontre aquele CD que você ama? Nada? Times de futebol, algum ? Para onde vai essa meninada, domingo à tarde? Greice e Henrique fazem um som muito bom. E os outros?

Aprendi através deles a valorizar o "ser gaúcha", nunca tinha dado importância para esse fato, como já disse anteriormente, passei minha infância e parte da adolescência entre Rio, São Paulo e Minas Gerais. Um detalhe, sei cantar todo o Hino Riograndense !

Acho que está na hora, mais do que na hora, dessa meninada cheia de idealismo, de sonhos e de amor à cidade, tomar alguma atitude! Nas mãos de vocês está o futuro, por mais "cliché" que possa parecer essa afirmação.

Tenho uma amiga , Yara Caino ,que é uma artista trabalhando o vidro, o atelier dela está belíssimo ! É, fica ai em Cruz Alta mesmo! Muitos cruzaltense nunca foram visitar e ainda há os que nem sabem que existe!

Minha relação com Cruz Alta sempre foi assim, conflituosa. Cheguei, olhei e não gostei( então não venci e nem conquistei), me desinteressei. Mas tenho olhado com mais atenção e carinho . Sempre me senti, como dizia Paulo Pinto, uma ave de arribação, mas não de rapina, olhe lá ! Como eu sonhava em alçar o voo e buscar outro ninho! Pois é, voei! Vim me aninhar aqui em Salvador! Agora vou reclamar dos baianos !

Hoje minha música é uma homenagem a Henrique e Greice!

Não consigo gostar de chimarrão então.......

Café?

Fonte:
http://tariza063.blogspot.com/

2 comentários:

Cruzaltino disse...

Que achou dessa indiada? E olha que ela cobrou menos de 100 reais para falar bem da gente. rsrsrsrs

Uma das coisas que ela disse, que me tocou, foi que estava na hora dessa meninada cheia de idealismo tomar alguma atitude.

Eu andei pensando bastante e estou quase em vias de por um projeto em prática: TRAZER DE VOLTA O ANUÁRIO DA CRUZ ALTA.

É uma espécie de livro sobre a cidade, com matérias, crônicas poesias de artistas e pesquisadores locais.

Para essa empreitada, conto com a colaboração do historiador Rossano Cavalari e dos médicos Gerson Soares e Alfredo Roeber, que escreverão matérias para o livro.

Seria de grande valia apresentarmos algumas de suas poesias, bem como de outros grandes poetas cruz-altenses como Sidarta e Rozália Schefer.

Que acha? Topa participar?
O Primeiro Anuário (deste século) sairia, então, ainda este ano. E, se obtermos o resultado esperado, faríamos todos os anos.

Grato por divulgar nosso trabalho.
Até mais ver!

Decimar Biagini disse...

Por que não caro amigo escritor, parafraseando o Gilberto Gil, o "poeta" vai aonde o povo está...

Seria uma honra... Mantenha-me informado...

Qual tema nos poemas mais te atrai?